O hipogonadismo ou DAEM atinge cerca de 20% dos homens entre 25 e 75 anos.

Nebido® é indicado na reposição de testosterona em
homens
que apresentam hipogonadismo primário e secundário.

Informações técnicas

Nebido®

Nome do produto:
Nebido® (undecilato de testosterona)

Indicações:
Reposição de testosterona em hipoonadismo masculino secundário.

Mecanismo da droga:
Nebido® fornece testosterona para homens cujos testículos não produzem testosterona suficiente.

Mais detalhes

Nebido® (undecilato de testosterona) é um medicamento que contém testosterona, um androgênio, como princípio ativo.

Nebido® (undecilato de testosterona) é injetado em um local do corpo onde pode ser armazenado e gradualmente liberado em um determinado período de tempo.

A testosterona é produzida principalmente nos testículos e, em pequena quantidade, em uma outra glândula (córtex adrenal). A testosterona é importante para a expressão das características masculinas durante o desenvolvimento do feto, da criança e do adolescente e, posteriormente, para a manutenção das características sexuais masculinas e de funções dependentes do hormônio masculino (por exemplo, produção de esperma, próstata, vesículas seminais e epidídimo)1

Nebido® (undecilato de testosterona)
Nebido® (undecilato de testosterona) é indicado na reposição de testosterona em homens que apresentam hipogonadismo primário e secundário.

A produção insuficiente de testosterona resulta no hipogonadismo masculino. Os sinais e sintomas associados ao hipogonadismo incluem, mas não se limitam a, disfunção erétil, diminuição do desejo sexual, cansaço, depressão, pêlos escassos e pouco desenvolvidos na região genital e risco aumentado dos ossos tornarem-se fracos (osteoporose), aumento da gordura no abdome e diminuição da massa corporal magra e força muscular. A testosterona é administrada para melhorar os níveis hormonais deficientes no organismo e os sinais e sintomas relacionados.

Dependendo do órgão-alvo, a atividade da testosterona pode ser androgênica (por exemplo, na próstata, vesículas seminais, epidídimo) ou anabólica (proteínas) nos músculos, ossos, rins, fígado e na produção de células vermelhas no sangue.

Os efeitos da testosterona em alguns órgãos aparecem após a conversão da testosterona em estradiol (principal hormônio feminino), o qual se liga a receptores nas células-alvo (por exemplo, hipófise, tecido gorduroso, cérebro, ossos e células testiculares).

Em homens com função deficiente das gônadas, a reposição dos androgênios diminui a massa de gordura corporal, aumenta a massa corporal magra e força muscular e previne a perda óssea. Os androgênios podem melhorar a função sexual e também exercer efeitos psicotrópicos positivos devido à melhora do humor.

Características do produto
(pacote / cor / durabilidade / dose)

Nebido® é a primeira preparação de undecilato de testosterona registrada para injeção intramuscular. Uma ampola contém 1000 mg de undecilato de testosterona em 4 mL de veículo oleoso e está disponível numa embalagem individual correspondente.

O medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

Valdiade: vide cartucho

Nebido® (undecilato de testosterona) é uma solução oleosa límpida amarelada. Cada ampola contém 1000 mg de undecilato de testosterona que será administrada pelo seu médico a cada 10 a 14 semanas. As injeções administradas com esta frequência mantêm níveis suficientes de testosterona e não levam a níveis sanguíneos de testosterona excessivamente elevados.

As injeções devem ser administradas de forma muito lenta. Nebido® (undecilato de testosterona) deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular. Deve-se evitar, com especial atenção, a administração dentro de vaso sanguíneo.

Referências

  1. Kaufman JM and Vermeulen A Endocr Rev 26: 833-876 (2005)

Saiba mais em

Diagnóstico

Os sintomas de hipogonadismo podem variar de acordo com a pessoa.

Terapia

A terapia de reposição de testosterona é caracterizada por uma larga margem de segurança e boa tolerabilidade.

Seus Pacientes

Informações úteis para médicos e seus pacientes.