O hipogonadismo ou DAEM atinge cerca de 20% dos homens entre 25 e 75 anos.

Materiais digitais

Os conteúdos abaixo foram criados para que você possa compartilhar com os seus pacientes em suas redes sociais. Para usá-los baixe o arquivo com a foto, copie o texto ao lado da imagem e cole na rede social escolhida.

O que é a síndrome metabólica?

A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que está associado ao maior risco de problemas cardiovasculares (derrame, infarto). Pode-se dizer que uma pessoa apresenta síndrome metabólica quando 3 ou mais dos seguintes fatores de risco estiver presente: obesidade abdominal, baixo HDL (colesterol bom), aumento de triglicérides, pressão alta e aumento da glicose. O número de pacientes com a síndrome metabólica está aumentando em todo o mundo. O acompanhamento médico regular, dieta e atividade física são essenciais para a prevenção das complicações cardiovasculares.

Como acontece a diminuição dos níveis da testosterona?

A deficiência de testosterona no homem, chamada de hipogonadismo masculino, é uma síndrome resultante de uma falha na produção de testosterona, de esperma, ou ambos. Pode ocorrer em homens de qualquer idade, entretanto, pode haver um declínio gradual nos níveis de testosterona no homem conforme ele envelhece. Existem outras doenças que podem estar relacionadas com essa queda. A melhor forma de prevenção é adoção de hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular.

Referências

  • Bhasin S, Cunningham GR, Hayes FJ, et al. Testosterone therapy in adult men with androgen deficiency syndromes: an endocrine society clinical practice guideline. J Clin Endocrinol Metab 2006;91(6):1995-2010

Como acontece a diminuição dos níveis da testosterona?

Os principais sinais e sintomas que podem alertar sobre a deficiência de testosterona são disfunção erétil, perda de desejo sexual, perda de pelos do corpo, entre outros. É importante ressaltar que a queda de testosterona pode estar relacionada com outros sinais que não são tão característicos, como diminuição de energia, fadiga, aumento da gordura corporal, anemia leve, etc. Caso apresente estes sintomas, procure sempre um profissional da saúde capacitado a fazer a avaliação e acompanhamento adequados.

PP-NEB-BRA-0089-1

Saiba mais em

Diagnóstico

Os sintomas de hipogonadismo podem variar de acordo com a pessoa.

Terapia

A terapia de reposição de testosterona é caracterizada por uma larga margem de segurança e boa tolerabilidade.

Seus Pacientes

Informações úteis para médicos e seus pacientes.